| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Projetos que desenvolvi na Escola

Page history last edited by PBworks 17 years, 5 months ago

Olá!Estes são os Projetos que desenvolvi enquanto atuava como Orientadora Educacional.

Obs.Antes de conhecer o PA.

 

PROJETO TEATRO NA ESCOLA

•Posturas Comportamentais;

•Fatores Emocionais;

•Diferenças Culturais-Sociais;

•Certos Distúrbios de Aprendizagem;

•Interação Professor-Aluno.

 

CLIENTELA

•O Projeto Teatro na Escola teve início no dia 22/03/2002 com trinta alunos indicados por apresentarem alguns “desajustes” comportamentais.

OBJETIVO GERAL

•Proporcionar aos educandos o contato e a experimentação da linguagem teatral, vinculada aos fatores que influenciam o comportamento “desviante” dos alunos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Maior sociabilidade entre os educandos;

•Maior sensibilidade e apuramento estético (ato crítico);

•Desenvolver as habilidades motoras, vocais (linguagem oral) e intelectuais;

•Trabalhar na adaptação de alunos “indisciplinados”, prevenindo-os ou corrigindo-os.

 

IDÉIAS ESSENCIAIS

 

*Desenvolvimento das Inteligências: Corporal, Vocal, Musical,Interpessoal e Intrapessoal.

 

“A CUMPLICIDADE COM O EU”

A ARTE TRANSFORMA O SER HUMANO E É FONTE INSPIRADORA DA LIBERDADE.

 

Eugênia Thereza de Andrade – Professora e Diretora de Teatro.

 

AUTORA E EXECUTORA DO PROJETO/PROFESSORES

Elis Regina Piffer Vendramin

Rogério Arruda Ferraz;

Rafael Arruda Ferraz;

Leila Regina Ferreira Pontes.

 

 

PROJETO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL COM ESSÊNCIAS FLORAIS

O educando ao chegar a vida trás consigo princípios e valores de acordo com a sua própria realidade e ao se deparar com o cotidiano na escola ele encontra regras, idéias,, costumes, hábitos diferentes, iniciando-se desde os primeiros instantes as desconfianças, dúvidas e até uma certa “rebeldia”.

Nesse impacto que se tem com a “vida real” e a “vida escolar” é que deve-se fazer um amplo com a vida do aluno, no sentido harmônico, tentando trazer o seu “real” a própria realidade da escola, confrontando-o, deparando-o e fazendo-o analisar, interpretar, ter a sua própria visão, é uma tarefa que segue diretrizes dentro de alguns padrões vivenciados e / ou experenciados, devendo-se passar por alguns tópicos de trabalho já organizado pelo próprio orientador educacional.

A orientação educacional tem um papel adaptador à sociedade, preparando para inserção no mercado de trabalho, para incorporação dos valores da sociedade. Tem a preocupação em ajustar o indivíduo as condições dadas, o aluno a escola, o profissional ao mundo de trabalho.

Neste inter-relacionamento entre os elementos da escola-família e comunidade, tem-se uma visão ampla, sempre em busca de “algo a mais” que se possa ser levado e trabalhado par o bom desenvolvimento dos educandos.

E é nesta perspectiva, nesta reflexão de filosofia de vida, que a orientadora educacional ( Elis Regina Piffer Vendramin ) se atualiza em condições diversas para “sanar” os desajustes comportamentais, sociais e de auto-formação para os educandos e seus familiares, integrando em seu plano de ação pedagógico o projeto Orientação Educacional Com Essências Florais com o curso de formação de terapeutas em essências florais, sendo um importante componente no processo de aprendizagem, pois este método tanto potencializa a atenção e a capacidade do aluno de assimilar os conteúdos, quanto auxilia na identificação e elaboração de fatores emocionais que possam estar interferindo na relação entre o aluno e a proposta da escola.

Ainda no âmbito escolar, a terapia com essências florais é utilizada como recurso de gestão de pessoas, tais como os relacionamentos entre professores, dos professores com os alunos e dos pais com a escola.

OBJETIVO

 

Atendimento ao corpo discente e seus familiares vinculado ao uso de essências florais de acordo com o estudo de caso, conduzindo-os à reflexão sobre sua “filosofia de vida” e sua postura comportamental, que refletirá na integridade física, emocional e intelectual.

 

CONTEÚDO

 

Estudo de casos, anamneses, possíveis soluções à cada realidade apresentada, baseado em todos os módulos estudados e analisados.

 

RECURSOS METODOLÓGICOS E FÍSICOS

Salas de aula, materiais escolares, recursos audiovisuais, técnicas corporais, dinâmicas de grupo, indicações de livros, filmes, textos relacionados aos temas abordados,exercícios e outras atividades.

 

 

 

DESCRIÇÃO DA REALIDADE

 

A clientela escolar do colégio apresenta o nível sócio-econômico e cultural de caráter médio e baixo.

AVALIAÇÃO

 

Avaliação processual, de forma diária e contínua.

 

RESULSTADOS OBTIDOS

 

Os resultados foram aparecendo no decorrer do ano letivo, observado pelos próprios pais, colegas e professores da escola.

Houve uma entrevista com a mãe e o filho(aluno) – tenho a gravação em VHS.

A questão de concentração, dispersão, ansiedade, preguiça, agitação e outros foram “apreciados” pelas pessoas que estavam a volta dos alunos e os próprios pais, inclusive, os mesmos também tomaram o floral.

No jornal – Nossa Cidade de Cambé, na data de 12/09/2003, pg.08, apresenta uma reportagem co o título: Florais ajudam no rendimento escolar. Mãe e filho relatam sua experiência.

 

Projetos Elaborados

Obs.Não foram desenvolvidos

 

*Literatório;

*Aluno Repórter;

*Avaliando e Criando Propaganda;

*Fenômeno Bullyng.

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.